Se você apresentasse dor nas pernas e dificuldade para caminhar por um possível "problema" na coluna, qual doença viria em sua mente de imediato? Provavelmente pensaria numa hérnia de disco, certo?!
Mas nem tudo é a famosa hérnia de disco! Conheça mais sobre outra condição semelhante e bastante comum, chamada Estenose de Canal Lombar!
"Estenose" quer dizer estreitamento, e é exatamente isto que ocorre no espaço central tubular da coluna por onde passam as raízes nervosas.
Ela pode ser congênita, forma mais rara, ou adquirida, mais comumente após os 50 anos. Esta forma ocorre por uma hipertrofia das estruturas ósseas e ligamentos que estão ao redor das raízes nervosas, levando a sua compressão.
Curiosidade: a estenose de canal é a causa mais comum de cirurgia da coluna em pacientes acima dos 60 anos.
Sintomas: pode existir dor lombar (lombalgia), porém o que chama atenção é a dor/desconforto ou formigamentos, que se sente nas pernas ao ficar em pé, principalmente ao caminhar, de caráter lento e progressivo.
Cada vez mais a distância caminhada vai diminuindo. Este sintoma é aliviado pelo repouso ou posição sentada, conhecido como claudicação neurogênica.
Além disso, há uma tendência em jogar o tronco para frente, pois há um alívio dos sintomas. Em estágios mais graves o paciente não consegue ficar em pé para fazer a barba, cozinhar ou fazer compras no supermercado, por exemplo.
Ao notar alguma anormalidade, procure ajuda médica especializada.