O corpo humano é uma estrutura grande e complexa. Por isso, para proporcionar cuidado a todos os órgãos, tecidos e músculos, a medicina conta com 54 especialidades médicas. Dentro da neurociência, por exemplo, encontramos a neurocirurgia.
A neurocirurgia atua no tratamento de disfunções que atingem o sistema nervoso central – SNC- (responsável pela locomoção, raciocínio e memória) e o sistema periférico (conecta o SNC às outras partes do corpo).
Estruturas como coluna vertebral e nervos periféricos também são contempladas, visando à preservação não apenas da vida do paciente, mas também de sua capacidade motora, sensitiva e cognitiva.
Um neurocirurgião trata traumatismos cranianos, aneurismas, malformações, tumores do encéfalo e da caixa óssea craniana, tumores da coluna; hidrocefalia, edema cerebral, deformações do crânio congênitas, afundamentos e falhas ósseas; tratar dores crônicas com procedimentos cirúrgicos, entre outros.
Em casos de histórico familiar de doenças neurológicas ou diante do surgimento de qualquer sintoma, consulte um neurocirurgião.
É fundamental estar atento e reconhecer os sinais que indicam a necessidade de uma avaliação médica especializada.